sábado, 10 de dezembro de 2016

Rascunhos Sobre a Justiça

A justiça contratual.


O contrato implica em autonomia e reciprocidade. Um contrato não é essencialmente justo, seu conteúdo é contingente, por vezes podendo ser injusto.
Um contrato jamais será justo "per si".

Sobre a riqueza e a justiça em sua distribuição.


A distribuição de riqueza e oportunidades será injusta se depender de fatores contingenciais como a classe social em que se está inserido.


Sobre a distribuição de riqueza no capitalismo.


O capitalismo é oposto ao feudalismo, dai que sua ascensão deu-se justamente pelas diferenças entre ambos. O capitalismo repudia a distribuição de renda de acordo com o nascimento. No capitalismo a distribuição de renda se dá de forma meritocrática. O sistema oferece, no papel somente, oportunidades iguais à todos, mas concretamente há desigualdades.
Há grande orgulho pelos ideólogos neoliberais e liberais de que qualquer um dentro do sistema pode,ao menos em tese, chegar onde quer que vá no âmbito econômico, valendo-se de sua força de vontade e mérito. Mas uma frase deve soar nos ouvidos desses apologistas "Permitir que todos participem da corrida é uma coisa; consentir que alguns larguem a frente torna a corrida totalmente injusta".